segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Anti-Restaurant Nova Criação™









Anti-Restaurant Nova Criação™ é a primeira fase do projecto Nova Criação™ — Empresa de Geração de Capital Simbólico, uma criação de Cátia Pinheiro, José Nunes e Rogério Nuno Costa.

Esta primeira fase materializa-se na realização de eventos gastronómicos nas casas dos criadores, bem como em espaços de apresentação pública, com a colaboração de criadores e chefs convidados, responsáveis quer pela confecção da comida (sob supervisão de Chef Ró, alter-ego de Rogério Nuno Costa para o seu projecto artístico-culinário "Vou À Tua Mesa"), quer pela apresentação de propostas performativas e conferenciais alusivas ao projecto.

As propostas culinárias serão apresentadas em diferentes vertentes estéticas e gastronómicas. O objectivo principal consubstancia-se na disponibilização de um "serviço especial" para um grupo reduzido de comensais/espectadores, que seja simultaneamente requintado, informal e relacional. A procura de um momento sublime e luxuoso, mas acessível a todas as carteiras, ou a fabricação de um produto para-artístico cujo capital material/simbólico ultrapassa a mera degustação do prato.

Cada anti-restaurant terá um menu personalizado e inspirado num conceito que promova a reflexão em torno dos alicerces filosóficos e conceptuais do projecto Nova Criação™; paralelamente, serão realizados eventos especiais, dos quais se destacam os "anti-restaurants de Natal", que terão lugar no Espaço do Teatro Praga, com a presença de chefs e artistas convidados, que irão propor abordagens culinárias à designada "world cuisine", com visitas ao Brasil (com Mariana Pimentel, no dia 16 de Dezembro), ao Japão (com Nuno Miguel, no dia 17 de Dezembro) e à Escandinávia (com Chef Ró, no dia 18 de Dezembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário