segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Nova Criação™

Nova Criação™ surgiu inicialmente como uma proposta céptico-tautológica dos criadores do projecto, partindo-se da premissa que no início existe sempre a ideia abstracta de uma nova criação, embrionária e carente de título; no entanto, o pressuposto inicial baseou-se imediatamente na ideia/promessa de nunca se abandonar essa situação embrionária: a nova criação será sempre a Nova Criação (conceptualmente falando, claro). Esta busca ontológica do acto criativo e esta fixação no contexto como conteúdo, características comuns ao trabalho dos três criadores, foi o mote para uma pesquisa teórica, prática e formal/experiencial/relacional que acabou por levar-nos aos territórios férteis do capital simbólico, do event, do gathering, da qualidade (ISO-9001), da gestão cultural, das indústrias criativas, do design, do luxo, da filosofia, da estética, das artes plásticas e, inevitavelmente, da gastronomia. Tudo isto sob o inevitável filtro céptico e pós-moderno (ou alter-moderno, segundo dizem), sempre numa relação crítica e de questionamento das convenções basilares do teatro e da performance – as nossas “queridas” áreas de formação e profissionalização (whatever that means!)

Posto isto, decidimos que a nossa nova criação seria Nova Criação™ — Empresa de Geração de Capital Simbólico, uma experiência que fornece aos espectadores a fruição de momentos estéticos e relacionais com uma enorme carga de capital imaterial e intangível. Um gathering ou um espectáculo-contexto (e não "com texto") que será um protótipo para o advento do event, enquanto conceito operativo estruturante para espectadores e criadores inter-(in)-disciplinares do século XXI. Pois acreditamos que Nova Criação™ — Empresa de Geração de Capital Simbólico inaugurará o novo paradigma do “fazer teatral” para o século XXI, e que depois deste projecto só irá fazer sentido criar objectos teatrais como este, ou melhor dizendo, events. E nesse sentido, Nova Criação™ — Empresa de Geração de Capital Simbólico é universal, pois queremos ir a todo lado, queremos espalhar a nossa doutrina, queremos estar em contacto com as Pessoas, senti-las, ouvi-las, ver o que elas têm para nos dizer e que resposta nós lhes podemos dar/enunciar.

Este é um projecto work in progress, com várias fases desenvolvidas separadamente, que culminarão num “espectáculo-contexto” final. Materializando a junção de gathering e geração de capital simbólico foi simples chegar à conclusão que a primeira fase do projecto Nova Criação™ — Empresa de Geração de Capital Simbólico consistiria na criação do Anti-Restaurant Nova Criação™, enquanto formalização plena de um serviço especial, relacional, requintado, mas simultaneamente informal. Este é o primeiro passo para a materialização do conceito de event.

Nova Criação™ é a luz do novo.
Nova Criação™ está para o teatro como o techno-brega está para a indústria musical.
Nova Criação™ não é uma indústria criativa, Nova Criação™ é uma criação industrial.
Nova Criação™ é uma peça de design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário